ESPECIALIDADES

Prótese Removível

PROTESE-REMOVIVEL
  • O que são próteses dentárias?
  • O que são próteses totais removíveis?
  • O que são próteses parciais removíveis?
  • Qual a diferença entre uma prótese parcial esquelética e uma acrílica?
  • Quais são as vantagens e desvantagens de uma prótese esquelética em relação a uma prótese acrílica?
  • Qual a sensação do uso de próteses dentárias removíveis?
  • Serei eu capaz de comer com as minhas próteses?
  • As próteses fazem-me parecer diferente?
  • As proteses vão alterar a forma como falo?
  • Quanto tempo devo usar as minhas próteses?
  • Devo usar fixador (adesivo) de prótese?
  • Posso fazer ajustes mínimos ou reparações nas minhas próteses?
  • Como devo cuidar das minhas próteses?
  • As minhas próteses vão precisar de ser subsituídas?
  • Qual a periodicidade de marcação de consultas de controlo após reabilitação protética?

 

O que são próteses dentárias?

São dispositivos que permitem substituir dentes e outras estruturas orais (gengiva e osso) com o restabelecimento da função estética, fonética e mastigatória. Estas dividem-se em próteses removíveis e fixas.

 

O que são próteses totais removíveis?

Se perdeu todos os seus dentes naturais, as próteses totais podem substituir os seus dentes e o seu sorriso. A prótese total convencional é feita e colocada na boca do paciente após a remoção dos últimos dentes presentes na boca e assim que os tecidos estiverem cicatrizados, o que pode levar alguns meses. Uma prótese total imediata é inserida na boca assim que se removem os dentes remanescentes. Com este tipo de próteses, o paciente não tem que passar nenhum período sem dentes, mas vai necessitar de a reajustar passado poucos meses.

 

O que são próteses parciais removíveis?

Em situações de ausência de alguns dentes e em que os dentes remanescentes são saudáveis pode optar por este tipo de prótese. É uma prótese removível de estrutura metálica ou acrílica para suporte de dentes artificiais, destinada a restabelecer as funções orais: mastigação, estética, fonética, assim como, a estabilização e prevenção de outros problemas nos dentes remanescentes.

 

Qual a diferença entre uma prótese parcial esquelética e uma acrílica?

A prótese parcial esquelética é uma prótese com uma base metálica individualizada, feita sobre um molde e cujo esqueleto (estrutura) pode apoiar sobre a gengiva e os dentes. A prótese acrílica é construída predominantemente em resina acrílica, e apoia apenas sobre as gengivas, apesar de poder ter partes metálicas pré-formadas em metal para retenção (ganchos) ou redes e barras para reforço.

 

Quais são as vantagens e desvantagens de uma prótese esquelética em relação a uma prótese acrílica?

A prótese esquelética tem a vantagem sobre a prótese acrílica de ser mais resistente e mais higiénica, como é uma prótese com uma base metálica pode também ser de menor espessura do que a acrílica, e por isso ser mais confortável. Ela tem também a vantagem de ter melhor suporte do que a prótese acrílica o que impede o seu afundamento na gengiva. No entanto, tem a desvantagem de envolver orçamentos mais elevados do que as acrílicas, devido aos custos do material utilizado e do procedimento laboratorial.

 

Qual a sensação do uso de próteses dentárias removíveis?

Próteses novas podem nas primeiras semanas ser desconfortáveis até se acostumar à sua presença. As próteses podem parecer soltas enquanto os músculos da mastigação e da língua aprendem a mantê-la no seu lugar. É normal ocorrerem pequenas irritações ou ligeiras úlceras. A saliva pode aumentar nos primeiros dias. À medida que se vai habituando ao uso das próteses estes problemas começam a diminuir. Uma ou mais consultas de controlo com o seu dentista são geralmente necessárias após a inserção de uma prótese.

 

Serei eu capaz de comer com as minhas próteses?

A mastigação exigirá alguma prática. Deve começar com alimentos mais suaves e cortados em pedaços mais pequenos. Deve mastigar devagar e repartir os alimentos pelos dois lados da boca ao mesmo tempo para evitar que as próteses oscilem. À medida que se torne mais habituado à mastigação, comece com outros alimentos até voltar à sua dieta normal.

 

As próteses fazem-me parecer diferente?

As próteses podem ser feitas de modo a parecerem-se com osseus dentes naturais para que as alterações na sua aparência sejam muito pequenas e por isso insignificantes e quase imperceptíveis. As próteses podem, aliás, melhorar a aparência da sua face, assim como do seu sorriso.

 

As proteses vão alterar a forma como falo?

Pronunciar correctamente determinadas palavras poderá levar algum tempo e exigir alguma prática. Ler em voz alta e pronunciar palavras difíceis pode ajudar. Se os problemas de fala persistirem deve consultar o seu médico dentista.

 

Quanto tempo devo usar as minhas próteses?

O seu médico dentista vai dar-lhe instruções sobre quanto tempo devem as próteses ser mantidas em boca. Durante os primeiros dias, deve estar consciente que as deve usar a maior parte do tempo, incluindo durante a noite enquanto dorme. Após o período inicial de habituação, deve remover as próteses antes de se ir deitar. Isto permitirá que as gengivas descansem e promova a saúde oral.

 

Devo usar fixador (adesivo) de prótese?

Adesivos para próteses podem proporcionar retenção adicional em próteses bem adaptadas. Estes adesivos não são a solução para próteses antigas e desajustadas da sua boca, nem devem ser usados sistematicamente. Essas próteses podem precisar de rebasamentos ou mesmo de ser substituídas por outras novas próteses e se não o fizer, podem originar feridas de alguma gravidade.

 

Posso fazer ajustes mínimos ou reparações nas minhas próteses?

Pode danificar seriamente as suas próteses e prejudicar a sua saúde tentando fazer ajustes nas mesmas. Visite o seu médico dentista se a sua próteseFpaOrtiu,TracOhou, estalou ou se um dos ou. tempo útil os ajustes ou concertos necessários.

 

Como devo cuidar das minhas próteses?

As próteses são muito sensíveis e podem partir com facilidade se deixadas cair mesmo de poucos centímetros. Deve ter uma toalha, um recipiente ou o lavatório com água quando maneja as próteses durante a sua higienização. Quando não estiver a usar as suas próteses mantenha-as afastadas de crianças ou animais domésticos. Tal como os dentes naturais, as próteses também devem ser escovadas diariamente para remover depósitos de alimentos e placa bacteriana. A escovagem ajuda a prevenir que as próteses fiquem com aspecto sujo e ajuda a manter o seu hálito fresco e saudável. É preferível que use escovas próprias para próteses ou uma escova de dentes de cerdas macias. O seu médico dentista poderá recomendar-lhe produtos específicos de higienização de próteses, que deverá comprar na sua farmácia.

 

As minhas próteses vão precisar de ser subsituídas?

Com o passar do tempo as próteses vão precisar de ser reajustadas ou feitas umas novas devido ao desgaste pelo uso normal. As próteses poderão ter que ser substituídas quando começam a ficar soltas na boca e/ou apresentam um significativo desgaste dos dentes. As próteses começam a ficar desadaptadas porque a sua boca vai naturalmente alterando com a idade, perdendo osso e gengiva. Próteses desajustadas, que causam irritações constantes após um longo período, podem contribuir para o aparecimento de feridas, pelo que não deve usar uma prótese desajustada muito tempo.

 

Qual a periodicidade de marcação de consultas de controlo após reabilitação protética?

O seu médico dentista deverá aconselhar essa periodicidade. Consultas periódicas de controlo são muito importantes. O médico dentista examinará a sua boca para certificar-se que as suas próteses continuam correctamente adaptadas à sua boca e para procurar sinais de doenças, incluindo o cancro oral.